Nossa filosofia


consiste em pensar a longo prazo e priorizar o bem estar dos nossos animais.

Pensar a longo prazo significa para nós prevenir problemas ortopédicos, zootécnicos e funcionais mesmo antes dos nossos potros nascerem, investindo no manejo profilático e nutrição correta desde a gestação.

Isso só será percebido ao longo dos anos, quando nossos animais já estiverem com novos donos e isso faz parte da nossa diretriz de criação. Também nesse sentido, nossos potros são casqueados mensalmente já a partir da primeira semana de vida, e esse cuidado continua enquanto estiverem conosco.

O bem estar do rebanho é outra prioridade nossa e nessa direção mantemos os animais em grupos e a campo pelo maior tempo possível, a fim de valorizar sua sociabilização, além de não cortarmos os rabos de potros e éguas, ao contrário da absoluta maioria dos criadores de lusitanos. Também manter animais jovens encocheirados não faz parte do nosso "menu", e se isso nos faz menos competitivos nas categorias de potros nas exposições de morfologia, pagamos esse preço com prazer.

Com o convívio diário e pacífico com nossos tratadores, os potros desenvolvem uma afeição em relação ao homem que acaba tendo como resultado uma doma suave, gradual e livre de estresse, tão desnecessário e tão danoso ao seu futuro comportamento como cavalos adultos.

Todo o processo de doma é realizado seguindo os fundamentos das mais modernas linhas de horsemanship, que são sucedidas por uma equitação bem fundamentada, clássica e suave, sem entretanto, deixar de ser eficiente e competitiva.

Todo esse processo cuidadoso se reflete nos resultados obtidos em pistas de competição e na satisfação dos nossos clientes, a quem acompanhamos e sempre que necessário prestamos assistência.

Por último, vale dizer que estamos sempre buscando bons donos para nossos queridos cavalos.

Filosofia do Haras Vale do Aretê